Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

COLÉGIO ADVENTISTA DE SÃO BORJA FESTEJA RESULTADO NO ENEM


O Colégio Adventista de São Borja festeja o destaque no Enem 2010. Pois ocupa o 1º lugar em notas no ranking na cidade. Na rede Adventista, o Colégio de São Borja ocupa o 1º lugar no estado do Rio Grande do Sul e no Brasil ocupa o 5º lugar . A pontuação foi divulgada na segunda-feira, 12 de setembro, pelo Ministério da Educação. Em 2010, 4.626.094 estudantes fizeram o Enem. A média total da escola é calculada pela média do número de participantes que fizeram as provas objetivas e pelo número de participantes que fizeram a redação.
Esta é a terceira vez que a nível municipal o colégio ocupa tão elevada posição. Esse resultado demonstra uma combinação entre capacidade profissional e disposição no aprendizado. O Colégio Adventista de São Borja sente-se feliz com o resultado do Enem 2010. Isto comprova a competência do corpo docente e o compromisso dos alunos com a aprendizagem.
Na pontuação final do ENEM alcaçamos a média de 623,96 e pertencemos ao grupo 1, ou seja, tevemos entre 75% e 100% dos nossos alunos realizando a prova. Como o Enem não é obrigatório, muitos colégios selecionam os melhores alunos e alcançavam melhores colocações. Devido a esta irregularidade o MEC mudou o critério de avaliação das escolas. Agora a avaliação depende da porcentagem de participação dos alunos.

DEZ PASSOS PARA SE PREPAR PARA O ENEM

1) Ler, ler e ler. O estudante melhor preparado é aquele mais curioso e que busca incessantemente conhecimento por meio da leitura. A ideia é adquirir repertório. Imagine uma árvore. Quanto maior seu tamanho, maior será sua sombra, maior sua presença no mundo, mais pássaros e outros seres vivos será capaz de acolher. O mesmo pode ser dito em relação a uma pessoa e o que ela sabe.

Quanto mais vasto seu conhecimento e mais profundo, maior ela se torna. Interpretar textos é o coração do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É preciso saber que há diversos tipos de textos.

Estudar os gêneros textuais é o primeiro passo para compreendê-los melhor.

Jornais, revistas, a Internet, os livros e observar o mundo são os maiores aliados nessa jornada.

2) Pratique a argumentação. Em outras palavras, para que dominar os recursos linguísticos? Para se expressar melhor, se fazer entender melhor e comunicar o que pensa. Promova rodas de discussões com amigos. Você começará a perceber a eficácia de cada argumento. Divida o grupo entre os que são contra e os que são a favor de uma questão. Tente se aprofundar e descobrir a complexidade de alguns temas. Ao final, coloque no papel o tema, seu posicionamento em relação a ele, o principal argumento, tire sua conclusão e faça uma proposta concreta para promover mudanças. Isso o ajudará a fazer uma redação nota 10 no Enem e em qualquer vestibular.

3) Preservar a vida e garantir as condições para sua plenitude são o desafio permanente das gerações. O futuro é a obra de nossas mãos. Todos os temas ligados a essa questão são urgentes e, portanto, o Enem se ocupará deles.

Certamente algumas questões abordarão meio ambiente (florestas, recursos hídricos, energia, aquecimento global, catástrofes naturais etc.), desenvolvimento econômico, consumo consciente, segurança alimentar, justiça social, inclusão, formas de violência, diversidade e assim por diante. A redação também poderá pedir algo por aí.

4) Esqueça a abordagem tradicional de língua portuguesa e gramática. Não que ela não seja importante, mas o mais instigante é a língua viva, capturada em seu pleno uso. Estude variações linguísticas, funções da linguagem, expressões idiomáticas, figuras de linguagem, coesão e conectivos.

5) A cultura brasileira é um grande manancial para as questões do Enem.

Conhecer mais da nossa história e das nossas expressões artísticas, incluindo patrimônios materiais e imateriais vai, não apenas ajudá-lo, mas também enriquecê-lo.

Isso inclui literatura, música, teatro, dança, cinema, artes visuais... Todo mundo devia conhecer melhor seu país, você não acha?

6) A cultura digital ou influências da tecnologia na sociedade e a cultura urbana e suas manifestação são os fatos mais relevantes no cenário cultural contemporâneo, especialmente o encontro entre as duas, com a mobilidade. Fique de olho nessas imbricações.

7) Intertextualidade e metalinguagem são campos obrigatórios. Dê uma investigada!

8) Haja o que houver, faça todas as propostas de redação pedidas. Pratique! Não há outro jeito de aprender a escrever. Você erra, alguém corrige, você aprende. Certo? Vá de peito aberto e arregace as mangas.

9) Na parte de literatura, o Enem sempre adorou questões relativas ao Modernismo. Estude os principais autores desse período. Além disso, aprenda a ler poesia. É um grande desafio. Ela foge totalmente da linguagem cotidiana e faz usos extremamente sofisticados dos recursos linguísticos. Muita gente acredita que um poema é capaz de expressar o que nenhuma outra forma textual consegue. Deixe-se levar pelos sentidos inusitados criados pelos poetas.

10) Esqueça as caixinhas. O Enem é uma prova interdisciplinar. Este ano ainda mais disputado, o nível vai subir. Os conhecimentos exigidos serão basicamente os mesmos, mas haverá questões com nível de dificuldade maior.

Seguindo esses passos, a possibilidade de baixo rendimento é baixíssima!

Gostou do trocadilho?

*Josias Silva é graduado em Letras pela USP e mestre em Neuro linguística pela mesma Instituição. É consultor acadêmico e professor universitário.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

NO VALE DA DECISÃO

Que farei então de Jesus, chamado Cristo?” 
                                                     São Mateus 27: 22


                 Ao descrever os acontecimentos que anunciariam a iminência da volta de Jesus, o profeta exclama: "Multidões, multidões no vale da decisão!" Joel 3:14

               Mais cedo ou mais tarde, temos todos de passar pelo "vale da decisão", e a pergunta à qual todos devem responder é: "Que farei então de Jesus, chamado Cristo?" É a decisão mais importante que cada qual tem de fazer, e da qual depende seu destino eterno. Sem o saber, Pilatos se tornou o porta-voz de cada ser humano, ao formular de um modo tão conciso a pergunta que toda criatura deve enfrentar "no vale da decisão": " Que farei então de Jesus?"

                Pilatos pensou que pudesse escapar de ter que tomar uma decisão, mandando vir água, lavando as mãos perante o povo, e dizendo: "Estou inocente do sangue dEste; fique o caso convosco!"  (verso 24). A verdade, porém, é que ninguém pode transferir "o caso" para outro. O simples fato de não querer tomar uma decisão clara e definida, já implicava numa rejeição de Cristo. "Quem não é por Mim é contra Mim."  Ninguém, que teve um encontro com Cristo, como Pilatos teve, pode permanecer em terreno neutro.

              A multidão açulada por demagogos irresponsáveis, respondeu a Pilatos: "seja crucificado!" (verso 22).. Recuamos horripilados ante a torpeza moral da turba que clamava pela vida de um inocente. Iniciado o deslize na rampa da demissão moral e espiritual, o homem desce de mal a pior. Os que num instante de delírio podiam exclamar: "Seja crusificado!", no momento seguinte podiam pronunciar com a mesma inconsciência sua sentença de morte: "Caia sobre nós o Seu sangue, e sobre nossos filhos!" (Verso 25).. Um passo falso, leva facilmente ao seguinte com resultados incalculáveis. Como dizia o salmista: "Um abismo chama outro abismo." (Salmo 47:7)..

                Que farei então de Jesus...? Deixarei que outros decidam "o caso" por mim, como o fez Pilatos? Hei de crucificá-Lo, como a multidão clamava sob a influência de seus líderes, cegos guiando outro cegos?

                 Ou hei de confessá-Lo como meu Salvador, reconhecendo com o opóstolo Paulo que nesta vida não há outra razão de glória "senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu para o mundo?" (Gálatas 6:1)."Algumas pessoas não têm firmeza de caráter... Há no verdadeiro caráter cristão uma indomabilidade que não pode ser adaptada nem submetida por circunstâncias adversas. Devemos ter fibra moral, uma integridade que não ceda à lisonja, nem à corrupção, nem às ameaças." - CBV, pág. 498 
       

Prof. Osmar Batista
Diretor - CASB

CONCURSO FOTOGRÁFICO



Em cumprimento a próposta pedagógica desse terceiro bimestre, e incrementando a segunda ação do "Projeto Eu Respeito" que trata do Respeito aos Idosos, os professores de portugues aderiram a ideia de lançarmos o "Concurso Fotográfico" sobre o tema: UM NOVO OLHAR SOBRE AS DIFERENÇAS. A ideia era fazer com que os alunos de 5ª Série ao 3º Ano do Ensino Médio, observasem durante o seu dia a dia, as pequenas diferenças encontrada nos objetos, nas pessoas, nos lugares e nos grupos.
O resultado desse trabalho foi exposta durante uma semana no páteo do colégio e durante essa semana os academicos dos cursos de Administração, Pedagogia e Ciências Contabeis puderam fazer a escolha das 4 melhores fotos.
O colégio estará exponto um total de 30 fotos (inclusive as 4 melhores) nos seguintes lugares: Páteo do proprio Colégio, Bancos: Banrisul, HSBC e Banco do Brasil, Repartições Publicas: Prefeitura, Câmara Municipal e Correios.

Agradecemos a todos os alunos que participaram desse evento. Agradecemos também, os academicos pela participação na escolha dos melhores trabalhos.

Confira abaixo os 4 melhores trabalhos apresentados.

"OS DONS DE DEUS SÃO ENCONTRADOS NAS PEQUENAS DIFERENÇAS"
AUTORA: RAFAELA COGO DOS SANTOS

"AMIZADE ENTRE RAÇAS DIFERENTES"
AUTOR: LUCAS TAVARES

"UM OLHAR CANÇADO, COM TANTAS EXPERIENCIAS DE VIDA,
UM OLHAR COM AMOR"
AUTOR: FERNANDA MARAES

"ASSIM COMO HÁ UM NOVO OLHAR SOBRE AS DIFERENÇAS,
OS OLHARES TAMBÉM AS POSSUEM"
AUTORA: RAFAELA COGO DOS ANJOS

DESFILE SETE DE SETEMBRO

O Colégio Adventista se destacou durante sua apresentação no Desfile de 7 de Setembro. Na ocasião o Colegio pode mostrar toda sua atividade oferecida. Clube de Desbravadores, Clube de Aventureiros, Faculdade Anhanguera e seus projetos desenvolvidos durante o 1º semestre de 2011, como a I Mostra Cultural, Projeto Eu Respeito: Amigos, Idosos, Familia e Deus.

Confira abaixo fotos do desfile: