Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de maio de 2011

EDUCAÇÃO INFANTIL E 5ª SÉRIE RECEBERÃO PREMIAÇÃO DA CAMPANHA DO AGASALHO 2011

                                              

A Campanha do Agasalho de 2011, teve por objetivo estimular os alunos o senço da boa vontade, da compaixão, do amor e principalmente o sensso do por doar sem esperar nada em troca. Com esse objetivo os alunos mostraram-se capazes em poder fazer um pouco pelos menos favorecidos.

Como insentivo aos alunos na arrecadação de roupas. O Colégio própos aos alunos da Educação Infantil até o 5º Ano do Ensino Fundamental um PIC NIC em local especial a eles.

Para os alunos da 5ª Série ao 3º Ano do Ensino Médio a próposta seria um dia no "Cerro Chapadão" em Jaguari/RS. Confiram as fotos do local.



A todos vocês que participaram dessa campanha, o nosso MUITO OBRIGADO!!!

segunda-feira, 30 de maio de 2011

PROJETO CAMPANHA DO AGASALHO


Justificativa: Criado por Deus para ser seu representante neste planeta, o ser humano encontra na dedicação para o bem da comunidade em que está inserido os meios para conquistar a felicidade pessoal e social. É missão de todo cidadão movido pela atitude solidária contribuir para a edificação de uma sociedade mais fraterna, mais responsável e solidária. Ninguém pode ficar excluído dessa tarefa. Hoje mais do que qualquer outro tempo, é possível verificar que a sociedade está em crise e esta crise, não é apenas uma crise econômica, mas também e, sobretudo, uma crise moral. Entre outros aspectos, ela traduz-se na relativização de valores, deveres e princípios, na perda de confiança num futuro melhor, na desistência em lutar por uma sociedade mais justa e pacífica, ao refugiar-se em seguranças meramente individuais e privadas.
            O ser humano entendido como pessoa devidamente ativa e cumpridora de seus deveres para com a sociedade, deve tomar para si atitudes solidários com o intuito de construção de uma comunidade ávida por suprir a urgência do despertar da confiança e da esperança num futuro com sentido de vida, com participação e empenho responsável pelo bem comum. Assim, com a contribuição positiva de todos, os cidadãos devem ter consciência da sua responsabilidade no crescimento da sociedade como uma comunidade.
            O Colégio Adventista de São Borja, consciente de que não pode limitar-se a função de ensinar, mas sim de proporcionar espaço e oportunidade para que seus alunos interiorizem a importância de compartilhar valores através de ações que farão a diferença não somente a ele, mas também a todos com quem entrar em contato, tem se comprometido com o desenvolvimento integral de seus alunos e membros da comunidade em seu entorno.
            O presente projeto pretende, além de suprir as necessidades das pessoas carentes, orientar quanto às diferentes maneiras de armazenar, conservar e os vestuários recebidos. O mesmo também pretende orientar doadores a repartir o que ainda serve para o outro, o que pode ser útil, e não o que se deseja descartar como lixo e por isso doa para apresentar números e amenizar a consciência frente às campanhas anuais de inverno.
Objetivo: Engajar a comunidade para a percepção das necessidades de pessoas carentes ajudando com o que tem em mãos, com o que pode construir e com parcerias para diminuição do sofrimento no período do inverno e no auxilio à aprendizagem de ações de economia e reaproveitamento dos itens recebidos no próprio ambiente de convivência.

Programa
  1. Uma aula/capela de sociologia para falar sobre a situação da sociedade. Como a pobreza se desenvolve, interesses, a saída encontrada através da porta da educação para o entendimento da situação e de como diminuir dificuldades. Nessa mesma capela falar da situação da cidade, dos bairros carentes e de meios para solucionar alguns desses problemas não em outro país, nem em termos gerais, porém na região em que se vive.
  2. Entregar aos alunos uma pesquisa de opinião com perguntas que abarquem possibilidades a partir das orientações recebidas na aula: Ex: Como você percebe as necessidades das pessoas da sua cidade? Quais são as necessidades? Que sugestões de ações você pode dar para contribuir com o projeto? O que você se propõe a fazer para ajudar?
  3. Visitar bairros com alunos fazendo duplas com adultos para mapear a situação (os órgãos públicos serão avisados da pesquisa que será feita). Os alunos visitarão no Bairro do Passo, a Vila Leonel Brizola,  onde farão uma pesquisa, após feita esta pesquisa será angariado agasalhos de acordo com a faixa etária dos moradores e  os professores trabalharão em sala de aula a interdisciplinaridade, aproveitando os dados coletados na pesquisa. Em data a ser marcada, será entregue a comunidade os agasalhos arrecadados.
FICHA DE PESQUISA EM ANEXO
  1. Incentivar a doação de roupas em bom estado de conservação, que estejam limpas e cheirosas.
  2. A entrega é feita por uma equipe que irá acompanhar a família em outras visitas. 
  3. Entrar em contato com empresas que possam adotar XX número de famílias e ajudar a partir das necessidades mapeadas.
  4. Enviar aos doadores um relato do que foi feito, do que os alunos têm aprendido sobre a situação da sociedade, e de como ajudar diminuindo o egoísmo e melhorando a qualidade de vida das pessoas.

Avaliação do programa: Analisar número de carentes da cidade/comunidade frente ao que foi desenvolvido e planejar continuidade do programa para 2012. Questionar sobre a diferença feita à comunidade, se foi significativo ou se seguiu moda ou costumes impensados.

sábado, 28 de maio de 2011

FINAL DA CAMPANHA DO AGASALHO 2011 DO CASB

Foi nessa sexta-feira 27/05 exatamente às 16h30, conforme combinado, encerramos a 3ª parte da Campanha do Agasalho 2011 do Colégio Adventista de São Borja. Essa Campanha foi fracionada em 4 partes. Sendo que a primeira parte coube aos alunos, realizar uma pesquisa de campo, tendo como local escolhido a Vila Leonel Brizola que faz parte do bairro do Passo. Abaixo você pode conferir as fotos.


A segunda parte da Campanha, envolvia o resultado da pesquisa, ou seja as necessidades básicas das famílias, detectadas pelos alunos através da pesquisa de campo.

Abaixo, você acompanha o resultado. Confira.

Pesquisa Realizada por: Alunos do Ensino Médio
Local: Vila Leonel Brizola
Data: 07 de abril
Nº de Famílias Visitadas: 126
Média de Pessoas por Residência: 3,92 pessoas
Nº de Pessoas Atingidas: 495 pessoas
Percentual de adultos visitados: 62%
Percentual de crianças visitadas: 38%
Percentual de famílias que recebem auxilio do Governo: 79%
Renda média das famílias: R$ 384,17
Média de comodos por residência incluindo banheiro: 3,9
Média de pessoas por residência: 3,9 pessoas
Média de animais por residência: 3,38 animais
Itens mais solicitados pelas famílias: Calçados e Cobertores

A terceira parte da Campanha, consiste na arrecadação dos agasalhos propriamente dito. O Colégio escolher o període de 09 a 27 de maio para a realização dessa ação. As turmas, juntamente com os professores regentes de sala, visitaram casas no bairro do Centro para a arrecadação de agasalhos.


A quarta e última ação consiste na entrega dos agasalhos (que acontecerá após soma total das doações) as famílias cadastradas através da pesquisa de campo realizada no mês de abril pelos alunos.

Enfim chegamos no final da contagem dos agasalhos arrecados, mesmo com o final da campanha os alunos insistem em trazer mais e mais roupas. Na contagem final das roupas arrecadadas chegamos a 8.300 peças. Agradecemos aos alunos e pais por terem aderido essa campanha, agradecemos também a todas as pessoas que contribuiram através das doações. Com certeza muitas famílias serão beneficiadas nesse inverno.  

NOVA FACHADA DO COLÉGIO ADVENTISTA DE SÃO BORJA

Em 2011 o Colégio Adventista ganha nova fachada, nova cor e um novo letreiro. Foi na tarde dessa sexta feira 27/05 que a cara do Colégio ficou completamente diferente. Confira!



terça-feira, 17 de maio de 2011

ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CASB


Atividade lúdica é toda e qualquer animação que tem como intenção causar prazer e entretenimento a quem pratica. São lúdicas as atividades que propiciam a experiência completa do momento, associando o ato, o pensamento e o sentimento.

A criança se expressa, assimila conhecimentos e constrói a sua realidade quanto está praticando alguma atividade lúdica. Ela também espelha a sua experiência, modificando a realidade de acordo com seus gostos e interesses.

Na educação Infantil do Colégio Adventista de São Borja podemos comprovar a influência positiva das atividades lúdicas em um ambiente aconchegante, desafiador, rico em oportunidades e experiências para o crescimento sadio das crianças.

Os primeiros anos de vida são decisivos na formação da criança, pois se trata de um período em que a criança está construindo sua identidade e grande parte de sua estrutura física, socioafetiva e intelectual.

É, sobretudo, nesta fase que se deve adotar várias estratégias, entre elas as atividades lúdicas, que são capazes de intervir positivamente no desenvolvimento da criança, suprindo suas necessidades biopsicossociais, assegurando-lhe condições adequadas para desenvolver suas competências.

No Colégio Adventista de São Borja atendemos crianças de 4 e 5 anos, promovemos o seu desenvolvimento integral, ampliando suas experiências e conhecimentos, de forma a estimular o interesse pela dinâmica da vida social e contribuir para que sua integração e convivência na sociedade sejam produtivas e marcadas pelos valores de solidariedade, liberdade, cooperação e respeito.

Aqui demonstramos acolhimento, ambiente atraente, acessíveis ás crianças e ainda oferecer condições de atendimento ás famílias, possibilitando a realização de ações sócioeducativas. Procuramos oferecer as nossas crianças da educação infantil: ações sistemáticas e continuadas que visam a fornecer informações. Realizar vivências através de atividades lúdicas. Aprimorar conhecimentos.

São vários os benefícios das atividades lúdicas, entre eles estão: Assimilação de valores, Aquisição de comportamentos, Desenvolvimento de diversas áreas do conhecimento, Aprimoramento de habilidades, Socialização.

Quanto ao tipo de atividades lúdicas existentes, são muitas, podemos citar:
Desenhar, Brincadeiras, Jogos, Construir coletivamente, Leituras, Softwares educativos, Passeios Dramatizações, Cantos, Teatro de fantoches, etc.

As atividades lúdicas podem ser uma brincadeira, um jogo ou qualquer outra atividade que permita tentar uma situação de interação. Porém, mais importante do que o tipo de atividade lúdica é a forma como é dirigida e como é vivenciada, e o porquê de estar sendo realizada.

Toda criança que participa de atividades lúdicas, adquire novos conhecimentos e desenvolve habilidades de forma natural e agradável, que gera um forte interesse em aprender e garante o prazer.

Na educação infantil do Colégio Adventista de São Borja, por meio das atividades lúdicas a criança brinca, joga e se diverte. Ela também age, sente, pensa, aprende e se desenvolve.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS DO CASB

O Colégio Adventista de São Borja elegeu princípios metodológicos compatíveis com as tendências atuais de educação e que legitimam a visão integralizadora da educação cristã praticada nesta Instituição.

Ao eleger tais princípios, não estabelece uma relação categoricamente fechada ou hierarquicamente organizada. Essa relação pode ser ampliada por novas ideias que atendam às necessidades da natureza e especificamente dos cursos oferecidos, da faixa etária dos discentes e do respeito às diferenças individuais, sem perder de vista os referenciais teóricos.

Entende-se que os princípios metodológicos promovem a integração dos objetivos propostos e o processo de ensino-aprendizagem propriamente, a fim de que o compromisso com a ação educativa se concretize.

1 – Ação – Reflexão – Ação
Levando em conta a dimensão prática que deve existir nos cursos de graduação e a necessidade da construção da autonomia intecelctual dos estudantes, esse princípio enfatiza que todo fazer implica uma reflexão e toda reflexão implica um fazer (ainda que este não se materialize). O aluno deve saber fazer e compreender o que faz. Através de procedimentos de observação, reflexão e registro destas obeservações com oportunidade de discutir sobre a prática à luz da teoria e vice-versa.

2 – Aprendizagem Significativa
Ao privilegiar atividades que levem em conta as experiências prévias dos alunos e estabelecer relações entre o conhecimento e situações da realidade prática, os professores ancorarão o novo conteúdo a estruturas de aprendizagem significativa. Através da contextualização dos conteúdos, relacionados a experiências do cotidiano, esse princípio também promoverá o relacionamento entre teoria e prática. O trabalho pedagógico deverá caracterizar-se pelo envolvimento dos estudantes em pesquisas e atividades de investigação, buscando nas vivências dos indivíduos, no seu contexto socioeconômico e cultural, um caminho para educar, considerando-o como um ser que age e interage com o meio.

3 – Resolução de Situações – Problema
O processo de ensino-aprendizagem baseado em situações-problema está organizado em torno da superação de um obstáculo que oferece resistência e leva o aluno a investir conhecimento anterior, bem como suas representações, de maneira que tudo isso conduza à elaboração de novas ideias. Nas estratégias centradas nas situações-problema, o aluno é instado a participar de um esforço coletivo para elaborar um projeto e construir novas competências. Tem direito a ensaios e erros e é convidado a expor suas dúvidas, a explicar seus raciocínios, a tomar consciência de suas maneiras de aprender, de memorizar e de comunicar. Com esse princípio em ação, espera-se que o aluno torne-se um prático-reflexivo.

4 – Relação Teoria – Prática
Devem-se privilegiar estratégias de integração teoria-pratica utilizando procedimentos de reflexão crítica, síntese, análise e aplicação de conceitos voltados para a construção do conhecimento, através do estímulo constante do raciocínio, seja para questões individuais ou coletivas. Tendo em vista as competências que articularão a formação profissional garantida pela graduação, há necessidade de relacionar constantemente a teoria à prática, sem que haja prevalência entre ambas, mas favorecendo a articulação natural entre as duas dimensões.

5 – Cooperação
Contrapondo a tendência individualista e competitiva da sociedade pós-moderna, as atividades coletivas em situações de ensino aprendizagem fortalecem a interação entre os pares, estimulando a colaboração e a participação ativa. A associação entre os alunos para desenvolverem atividades de pesquisa, discussões de temas, construção de projetos de aprender através de empreendimentos é mais acentuada – Êxito que a intervenção isolada do professor muitas vezes não alcança.

6 – Autonomia
Dando ênfase a atividades que valorizem a atuação do aluno, levando em conta suas experiências pessoais, seus conhecimentos prévios e sua capacidade de tomar decisões e fazer escolhas, a autonomia é construída e promovido o crescimento do indivíduo bem como da coletividade. Através da elaboração de projetos pessoais, desenvolve-se o pensamento autônomo, indispensável para o domínio das competências necessárias para o exercício da vida profissional e da inserção social. A capacidade de pensar por si mesmos, sem serem conduzidos ou dirigidos por outros, e o autocontrole, ao invés do controle externo, são essenciais para o desenvolvimento intelectual e moral, objetivos primordiais da educação cristã.

7 – Interdisciplinaridade
A necessidade de um trabalho pedagógico integrado em que não haja compartimentalização de conhecimentos, com uma vidente hierarquização de conteúdos e disciplinas, é um fator insdispensável para que os discentes construam significados em sua aprendizagem. A interdisciplinaridade é o modo de superar a fragmentação do ensino e exige uma interação entre os docentes, num esforço conjunto de integralizar as diversas áreas do conhecimento. Dessa forma, os discentes são levados a compreender a articulação dos saberes.

8 – Integração entre o Saber X Saber Fazer X Ser
O ensino se torna eficaz na medida em que o docente é capaz de estabelecer a integração entre o conteúdo e os valores por ele definidos e vividos, tornando o aprender significativo e útil para a vida. Deve o docente falar daquilo que conhece, daquilo que sente e daquilo que vive. A coerência entre o que crê e faz, o habilitará a ser uma influência como modelo no estilo de vida e competência profissional, conforme preconizado pela Filosofia Cristã de Educação. Cada docente deve buscar sistematicamente, em seu campo de conhecimento, o ser e o fazer, e promover a integração da forma intencional, bem como estimular seus alunos o fazerem.

FILOSOFIA DO COLÉGIO ADVENTISTA DE SÃO BORJA

A Filosofia do Colégio Adventista de São Borja é fundamentada nas seguintes crenças:
1. Deus o Criador, é a realidade última do universo. Por isso, conhecê-lo e compreender Sua vontade é de crucial importância desde cedo na vida;

2. O homem, criado perfeito por Deus, é o resultado de uma sutil e judiciosa combinação do material com o espiritual, um ser racional destinado a ser completo e feliz na medida em que harmoniosamente se relacionar com Seu Criador e bem conviver com seus semelhantes;

3. Separado de Deus, o homem está sujeito à degradação. Por isso, estabelecer ligação com Deus na forma e no tempo devidos deve ser o grande objetivo da vida;

4. Criado o homem, com potenciais a desenvolver através da Educação Cristã - a obra que permite seu harmonioso desenvolvimento em comunhão com o Criador. A maior tragédia é não desenvolver plena e harmoniosamente seus potenciais. Em outras palavras, é apenas “poder ter sido”. Por isso, em se tratando de educação, excelência é o mínimo desejável;

5. Na vida humana, ações e atividades dos primeiros anos são de crucial importância para o seu posterior desenvolvimento. Assim, é sobre a boa educação e a felicidade do educando que se constrói o futuro bem estar e o destino do homem;

6. Deus o Criador é também fonte de todo o conhecimento e se revela ao homem mediante a Bíblia Sagrada, Jesus Cristo, a natureza - seu segundo livro, e através do trato com pessoas e povos de todas as épocas.

Pelas crenças acima mencionadas, no Sistema Educacional do Colégio Adventista de São Borja, as ações e as atividades que promovem o harmonioso desenvolvimento do educando, o currículo educacional ocupa todos os aspectos do ser e todas as formas de revelação de Deus, promovendo uma educação integral.

O caráter de Deus revelado na lei moral, o decálogo, constitui-se no grande padrão de comportamento ético do homem e na fonte das diretrizes para a formação do caráter e para o desenvolvimento do censo estético.

Estando o homem separado de Deus por sua livre escolha, e assim sujeito a decrepitude, cabe ao Colégio Adventista de São Borja o supremo ideal de levar o homem a reaproximar-se do Seu Criador.

CURRÍCULO - CASB

Partindo-se do princípio que o currículo é o conjunto de aprendizagens a serem desenvolvidas pelos alunos em cada etapa ou níveis do ensino fundamental e médio, de acordo com os objetivos definidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, ele croncretiza-se a partir da “Proposta Pedagógica" do Colégio Adventista de São Borja, com os componentes ou conteúdos programáticos indicados em uma matriz curricular.

As aprendizagens a serem desenvolvidas pelos alunos têm por referência as diretrizes curriculares nacionais e os parâmetros curriculares nacionais. Esse conjunto de aprendizagens denomina-se “Componentes Curriculares”, constituídas por disciplinas ou conteúdos programáticos que integram o Currículo do ensino fundamental e médio.

O ensino médio deve atender a formação geral e poderá preparar o aluno para o exercício de profissões técnicas. O Colégio Adventista de São Borja entende como currículo o conjunto dos objetivos de cada disciplina quanto aos conteúdos, os pressupostos para a atuação e procedimento do grupo docente e discente, as práticas pedagógicas, crenças, conhecimentos e valores que viabilizam a proposta de uma educação integral.

O currículo do Colégio Adventistas de São Borja é integrado a uma perspectiva Bíblica, sendo que sua cosmovisão provê um fundamento e um contexto para todo o conhecimento humano, sendo a base permeável de todas as ações pedagógicas e educacionais.

Os currículos formal e informal cooperam para que os estudantes alcancem seu máximo potencial no desenvolvimento espiritual, mental, físico, social e vocacional. O verdadeiro conhecimento de tais capacidades inclui elementos cognitivos, experimentais, emocionais, relacionais, intuitivos e espirituais.
A aquisição do verdadeiro conhecimento leva a uma compreensão integral, que se manifesta em decisões e escolhas sábias de conduta e de vida.

OBJETIVO DO ENSINO MÉDIO - CASB

O Ensino Médio é considerado como etapa final da educação básica, com duração de três anos, tendo como finalidades:
  • A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental;
  • A preparação básica para o trabalho e a cidadania, para continuar aprendendo e ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
  • O aprimoramento como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
  • A compreensão dos fundamentos científico e tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

OBJETIVO DA EDUCAÇÃO ADVENTISTA EM SÃO BORJA

A Educação no Colégio Adventista compreende o processo educativo para além de um certo curso de estudos. “Significa mais do que a preparação para a vida presente.

Visa o ser todo, e todo o período da existência possível do homem. É o desenvolvimento harmônico das faculdades físicas, mentais e espirituais. Prepara o estudante para o gozo do serviço neste mundo e para aquela alegria mais elevada por um mais dilatado serviço no mundo vindouro”.  (White, 1996a: 13)

Partindo do pressuposto de que o ser humano necessita ser restaurado ao seu estado original de perfeição, a Educação Adventista se propõe a alcançar os seguintes objetivos:
  • Promover o reconhecimento de Deus como fonte de toda sabedoria.
  • Reconhecer e aplicar a Bíblia como referencial de conduta.
  • Estimular o estudo, a proteção e a conservação da natureza criada por Deus.
  • Incentivar a utilização das faculdades mentais na aquisição e construção do conhecimento em favor do bem comum, tendo como ferramenta as diferentes fontes de informação e recurso tecnológicos. 
  • Promover a aquisição de hábitos saudáveis através do conhecimento do corpo e das leis que o regem. 
  • Oportunizar o desenvolvimento do senso crítico, da criatividade, da pesquisa e do pensamento reflexivo. 
  • Incentivar o desenvolvimento dos deveres práticos da vida diária, a sábia escolha profissional e a formação familiar, o serviço a Deus e à comunidade. 
  • Promover a autonomia e a autenticidade ancoradas nos valores bíblico-cristãos. 
  • Favorecer o desenvolvimento da auto-estima positiva, do sentimento de aceitação e de segurança. 
  • Resgatar a prática da regra áurea nos relacionamentos interpessoais, que é amar ao próximo como a si mesmo.

OBJETIVO ENSINO FUNDAMENTAL - CASB

O Ensino Fundamental do CASB, tem por objetivo a formação básica visando:
  • O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
  • A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que fundamenta a sociedade, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
  • O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

OBJETIVO DA EDUCAÇÃO INFANTIL - CASB

A Educação Infantil tem como objetivo tomar a vivência e os conhecimentos prévios das crianças e levá-las a construção de novos conhecimentos, valorizando suas descobertas e suas diferentes manifestações, incentivando sua forma de comunicar-se, sua criatividade e espontaneidade, num ambiente que propicie experiências ricas e prazerosas.

Nesse processo, os conhecimentos adquiridos são uma extensão do que a criança já vinha desenvolvendo por meio de experiências vividas sobre os objetos do mundo físico, como também no seu universo sociocultural, incluindo a observação, a intuição e a reflexão próprias de seu desenvolvimento intelectual.

É relevante na Educação Infantil proporcionar meios de concretizar intenções educativas estabelecidas, de modo a propiciar aos alunos o desenvolvimento das seguintes competências:
  • Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
  • Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a prória saúde e bem-estar; 
  • Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
  • Ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os dos demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
  • Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua observação;
  • Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
  • Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
  • Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade;
  • Desenvolver valores de respeito, amizade, amor ao próximo, companheirismo e cooperação.

PROPOSTA PEDAGÓGICA DO CASB

O Colégio Adventista de São Borja está fundamentado em uma cosmovisão cristã. Esta, parte de um Deus pessoal, eterno, fonte de toda vida, beleza e amor, que criou este mundo como parte do Seu universo perfeito e o mantém por Seu poder e por meio das leis naturais que instituiu.
O homem, criado originalmente, à imagem de Deus, constitui-se uma unidade de mente e espírito, dotado de inteligência, emoções e faculdade de escolha.
Partindo desta visão, o Colégio Adventista vê:
  • O homem como ser único, digno e capaz. Neste contexto, é alguém que através do desenvolvimento de suas potencialidades, é capaz de transformar-se e de transformar, responsabilizando-se por suas decisões.
  • A Educação com o desenvolvimento harmônico de todas as potencialidades humanas, durante toda a existência possível, com o fim de capacitá-lo a exercer a cidadania.
  • A Escola como instituição social, possibilitando a construção do conhecimento como meio para o exercício da cidadania, norteado por valores bíblicos-cristãos. Construção de que se fará através das relações interpessoais, favorecendo o espírito cooperativo, os laços fraternais e o respeito diante das diferenças.

terça-feira, 10 de maio de 2011

PROGRAMAÇÃO DIA DAS MÃES

             "Emoção". Trata-se de um primeiro fator determinante do sentimento de bem - estar subjetivo e parece desempenhar um papel central em muitas atividades humanas. "Emoção" palavra derivada do latim emovere, onde e- (avariante de ex-) significa "para fora" emovere significa "passar". O termo relacionado "motivação" também é derivado de movere.

              O Colégio Adventista, nessa 2ª feira, dia 09 de maio ofereceu, com o maior carinho às mães dos nossos alunos, momentos de pura emoção.

             As mães puderam apresciar o carisma e a desenvoltura da Drª Heloisa Vargas, Pedagoga, Psicologa e Psico-pedagoga, na apresentação da Palestra: "Aprendendo a lidar com as Emoções" onde foi apresentado pela Drª Heloisa as varias formas que lidamos com nossas emoções.

             As mães, também se emocionaram com a apresentação do Coral Infantil do Colégio, dirigido pelo professor Ricardo, capelão do Colégio.

             Na oportunidad as mães foram presenteada com a assinatura da revista Vida e Saúde, da qual as mães receberam o primeiro exemplar nessa noite, os demais exemplares as mães receberam em seu endereço sem curto algum, em um período de um ano.

             O Colégio Adventista agradece imensamente a presença da Drª  Heloisa Vargas e seu esposa Pr. Eieser Vargas. Em nome do Colégio Adventista, muito obrigado.

             Abaixo você poderá apreciar as fotos...