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segunda-feira, 30 de maio de 2011

PROJETO CAMPANHA DO AGASALHO


Justificativa: Criado por Deus para ser seu representante neste planeta, o ser humano encontra na dedicação para o bem da comunidade em que está inserido os meios para conquistar a felicidade pessoal e social. É missão de todo cidadão movido pela atitude solidária contribuir para a edificação de uma sociedade mais fraterna, mais responsável e solidária. Ninguém pode ficar excluído dessa tarefa. Hoje mais do que qualquer outro tempo, é possível verificar que a sociedade está em crise e esta crise, não é apenas uma crise econômica, mas também e, sobretudo, uma crise moral. Entre outros aspectos, ela traduz-se na relativização de valores, deveres e princípios, na perda de confiança num futuro melhor, na desistência em lutar por uma sociedade mais justa e pacífica, ao refugiar-se em seguranças meramente individuais e privadas.
            O ser humano entendido como pessoa devidamente ativa e cumpridora de seus deveres para com a sociedade, deve tomar para si atitudes solidários com o intuito de construção de uma comunidade ávida por suprir a urgência do despertar da confiança e da esperança num futuro com sentido de vida, com participação e empenho responsável pelo bem comum. Assim, com a contribuição positiva de todos, os cidadãos devem ter consciência da sua responsabilidade no crescimento da sociedade como uma comunidade.
            O Colégio Adventista de São Borja, consciente de que não pode limitar-se a função de ensinar, mas sim de proporcionar espaço e oportunidade para que seus alunos interiorizem a importância de compartilhar valores através de ações que farão a diferença não somente a ele, mas também a todos com quem entrar em contato, tem se comprometido com o desenvolvimento integral de seus alunos e membros da comunidade em seu entorno.
            O presente projeto pretende, além de suprir as necessidades das pessoas carentes, orientar quanto às diferentes maneiras de armazenar, conservar e os vestuários recebidos. O mesmo também pretende orientar doadores a repartir o que ainda serve para o outro, o que pode ser útil, e não o que se deseja descartar como lixo e por isso doa para apresentar números e amenizar a consciência frente às campanhas anuais de inverno.
Objetivo: Engajar a comunidade para a percepção das necessidades de pessoas carentes ajudando com o que tem em mãos, com o que pode construir e com parcerias para diminuição do sofrimento no período do inverno e no auxilio à aprendizagem de ações de economia e reaproveitamento dos itens recebidos no próprio ambiente de convivência.

Programa
  1. Uma aula/capela de sociologia para falar sobre a situação da sociedade. Como a pobreza se desenvolve, interesses, a saída encontrada através da porta da educação para o entendimento da situação e de como diminuir dificuldades. Nessa mesma capela falar da situação da cidade, dos bairros carentes e de meios para solucionar alguns desses problemas não em outro país, nem em termos gerais, porém na região em que se vive.
  2. Entregar aos alunos uma pesquisa de opinião com perguntas que abarquem possibilidades a partir das orientações recebidas na aula: Ex: Como você percebe as necessidades das pessoas da sua cidade? Quais são as necessidades? Que sugestões de ações você pode dar para contribuir com o projeto? O que você se propõe a fazer para ajudar?
  3. Visitar bairros com alunos fazendo duplas com adultos para mapear a situação (os órgãos públicos serão avisados da pesquisa que será feita). Os alunos visitarão no Bairro do Passo, a Vila Leonel Brizola,  onde farão uma pesquisa, após feita esta pesquisa será angariado agasalhos de acordo com a faixa etária dos moradores e  os professores trabalharão em sala de aula a interdisciplinaridade, aproveitando os dados coletados na pesquisa. Em data a ser marcada, será entregue a comunidade os agasalhos arrecadados.
FICHA DE PESQUISA EM ANEXO
  1. Incentivar a doação de roupas em bom estado de conservação, que estejam limpas e cheirosas.
  2. A entrega é feita por uma equipe que irá acompanhar a família em outras visitas. 
  3. Entrar em contato com empresas que possam adotar XX número de famílias e ajudar a partir das necessidades mapeadas.
  4. Enviar aos doadores um relato do que foi feito, do que os alunos têm aprendido sobre a situação da sociedade, e de como ajudar diminuindo o egoísmo e melhorando a qualidade de vida das pessoas.

Avaliação do programa: Analisar número de carentes da cidade/comunidade frente ao que foi desenvolvido e planejar continuidade do programa para 2012. Questionar sobre a diferença feita à comunidade, se foi significativo ou se seguiu moda ou costumes impensados.

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