Justificativa: Criado por Deus para ser seu representante neste planeta, o ser humano encontra na dedicação para o bem da comunidade em que está inserido os meios para conquistar a felicidade pessoal e social. É missão de todo cidadão movido pela atitude solidária contribuir para a edificação de uma sociedade mais fraterna, mais responsável e solidária. Ninguém pode ficar excluído dessa tarefa. Hoje mais do que qualquer outro tempo, é possível verificar que a sociedade está em crise e esta crise, não é apenas uma crise econômica, mas também e, sobretudo, uma crise moral. Entre outros aspectos, ela traduz-se na relativização de valores, deveres e princípios, na perda de confiança num futuro melhor, na desistência em lutar por uma sociedade mais justa e pacífica, ao refugiar-se em seguranças meramente individuais e privadas.
O ser humano entendido como pessoa devidamente ativa e cumpridora de seus deveres para com a sociedade, deve tomar para si atitudes solidários com o intuito de construção de uma comunidade ávida por suprir a urgência do despertar da confiança e da esperança num futuro com sentido de vida, com participação e empenho responsável pelo bem comum. Assim, com a contribuição positiva de todos, os cidadãos devem ter consciência da sua responsabilidade no crescimento da sociedade como uma comunidade.
O Colégio Adventista de São Borja, consciente de que não pode limitar-se a função de ensinar, mas sim de proporcionar espaço e oportunidade para que seus alunos interiorizem a importância de compartilhar valores através de ações que farão a diferença não somente a ele, mas também a todos com quem entrar em contato, tem se comprometido com o desenvolvimento integral de seus alunos e membros da comunidade em seu entorno.
O presente projeto pretende, além de suprir as necessidades das pessoas carentes, orientar quanto às diferentes maneiras de armazenar, conservar e os vestuários recebidos. O mesmo também pretende orientar doadores a repartir o que ainda serve para o outro, o que pode ser útil, e não o que se deseja descartar como lixo e por isso doa para apresentar números e amenizar a consciência frente às campanhas anuais de inverno.
Objetivo: Engajar a comunidade para a percepção das necessidades de pessoas carentes ajudando com o que tem em mãos, com o que pode construir e com parcerias para diminuição do sofrimento no período do inverno e no auxilio à aprendizagem de ações de economia e reaproveitamento dos itens recebidos no próprio ambiente de convivência.
Programa
- Uma aula/capela de sociologia para falar sobre a situação da sociedade. Como a pobreza se desenvolve, interesses, a saída encontrada através da porta da educação para o entendimento da situação e de como diminuir dificuldades. Nessa mesma capela falar da situação da cidade, dos bairros carentes e de meios para solucionar alguns desses problemas não em outro país, nem em termos gerais, porém na região em que se vive.
- Entregar aos alunos uma pesquisa de opinião com perguntas que abarquem possibilidades a partir das orientações recebidas na aula: Ex: Como você percebe as necessidades das pessoas da sua cidade? Quais são as necessidades? Que sugestões de ações você pode dar para contribuir com o projeto? O que você se propõe a fazer para ajudar?
- Visitar bairros com alunos fazendo duplas com adultos para mapear a situação (os órgãos públicos serão avisados da pesquisa que será feita). Os alunos visitarão no Bairro do Passo, a Vila Leonel Brizola, onde farão uma pesquisa, após feita esta pesquisa será angariado agasalhos de acordo com a faixa etária dos moradores e os professores trabalharão em sala de aula a interdisciplinaridade, aproveitando os dados coletados na pesquisa. Em data a ser marcada, será entregue a comunidade os agasalhos arrecadados.
FICHA DE PESQUISA EM ANEXO
- Incentivar a doação de roupas em bom estado de conservação, que estejam limpas e cheirosas.
- A entrega é feita por uma equipe que irá acompanhar a família em outras visitas.
- Entrar em contato com empresas que possam adotar XX número de famílias e ajudar a partir das necessidades mapeadas.
- Enviar aos doadores um relato do que foi feito, do que os alunos têm aprendido sobre a situação da sociedade, e de como ajudar diminuindo o egoísmo e melhorando a qualidade de vida das pessoas.
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