A Educação Infantil tem como objetivo tomar a vivência e os conhecimentos prévios das crianças e levá-las a construção de novos conhecimentos, valorizando suas descobertas e suas diferentes manifestações, incentivando sua forma de comunicar-se, sua criatividade e espontaneidade, num ambiente que propicie experiências ricas e prazerosas.
Nesse processo, os conhecimentos adquiridos são uma extensão do que a criança já vinha desenvolvendo por meio de experiências vividas sobre os objetos do mundo físico, como também no seu universo sociocultural, incluindo a observação, a intuição e a reflexão próprias de seu desenvolvimento intelectual.
É relevante na Educação Infantil proporcionar meios de concretizar intenções educativas estabelecidas, de modo a propiciar aos alunos o desenvolvimento das seguintes competências:
- Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
- Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a prória saúde e bem-estar;
- Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
- Ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os dos demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
- Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua observação;
- Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
- Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
- Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade;
- Desenvolver valores de respeito, amizade, amor ao próximo, companheirismo e cooperação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário